A atual formação do Conselho Tutelar de Coqueiros do Sul completou um ano de atuação, e para fins de informação elaborou um relatório de atividades que foram desenvolvidas durante este período. De acordo com a Coordenadora do Conselho, Sra. Vanete Loesch, “embora o Conselho Tutelar tenha uma atuação diária constante em prol dos Direitos da Criança e do adolescente, informações detalhadas do serviço prestado pela entidade não podem ser detalhadamente divulgadas, isso por que um trabalho assim exige sigilo, para resguardar a identidade dos solicitantes da atuação do Conselho Tutelar”. Para tanto, serão divulgados apenas índices numéricos das ações desenvolvidas.
Durante este ano, foram encaminhados pelo menos nove Fichas de Comunicação de Aluno Infrequente (FICAI) e 187 termos de declaração, responsabilidade e advertência. Foram realizados 107 atendimentos prestados na sala do conselho e a domicílio; 77 visitas de acompanhamento; Também foram realizadas 23 notificações. Da mesma forma são realizados encaminhamentos psicológicos e médicos, que totalizaram 14 encaminhamentos.
A atuação do Conselho Tutelar vem se mostrando bastante eficiente, isso porque frequentemente as Conselheiras participam de capacitações, conferências, audiências, reuniões, dentre outras atividades que vem somente a acrescentar o conhecimento e a capacidade de cada uma das Conselheiras em contribuir para com a Sociedade, zelando pelos Direitos e cobrando os Deveres da criança e do adolescente.
O Conselho Tutelar de Coqueiros do Sul possui cinco conselheiras, sendo elas: Ana Mariza Dickmann, Edina Rheinheimer, Franciele Schreiner Klein, Marcia Schenkel, e Vanete Loesch.