por Interlegis — última modificação 30/08/2018 14h59
Textos sobre a história da Casa Legislativa, desde sua criação, bem como, fotos, vídeos, áudios, entre outros.

Breve Histórico

A Câmara Municipal foi instalada em 1º de janeiro de 1993, e sua sede era numa sala cedida pela Prefeitura Municipal, na rua Pedro Weber, snº. No ano de 1995 a sede da Câmara municipal passou a ser na Rua Theobaldo Hommerding, s/nº, utilizando prédio com instalações mais amplas, cedido pelo Poder Executivo. Em 2001, o Poder Legislativo adquiriu terreno visando a construção de sua sede própria. Em várias etapas foi construído o prédio que hoje abriga a Câmara municipal, possibilitando que os trabalhos administrativos sejam desenvolvidos de maneira satisfatória, e Plenário para mais de 80 pessoas, onde são realizadas as sessões da Câmara Municipal.

História da Cidade

O nome do Distrito onde hoje se localiza a sede do novo município, era chamado inicialmente de "Três Coqueiros". Contam os descendentes dos primeiros colonizadores, que quando chegaram na região os primeiros moradores, ao iniciarem a construção de suas moradias, encontraram três coqueiros que se destacaram na paisagem. Com o passar dos anos, sem dados oficiais, a denominação passou a ser COQUEIROS.

Os primeiros habitantes foram Theobaldo Hommerding, Wilibaldo Deiter, Nicolau Hermes e Pedro Rheinheimer, em meados de 1924, sendo que a colonização e organização do então distrito de Coqueiros, iniciou por volta de 1934 quando o proprietário da Fazenda Coqueiro, Homero Guerra iniciou a colonização.

O nome atual do município surgiu através de conversações entre integrantes da Comissão de Emancipação, escolhido, levando-se em conta a localização da sede acrescido da terminologia " do Sul", para diferenciar de outro município com esta denominação, sendo assim que surgiu o nome "COQUEIROS DO SUL", município criado pela Lei n.º9.565, em 20 de março de 1992.

O município está situado a Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, limitado por:

NORTE: Sarandi;

SUL E OESTE: Carazinho;

LESTE : Pontão;

O município encontra-se dividido em:

SEDE: Coqueiros do Sul

DISTRITOS: Igrejinha; Xadrez; Serra do Pontão; Rio Bonito.

LOCALIDADES: Colonia Rabelo; Rio Atti-Assu; Travessão Coqueiros; Baixada da Amizade; Poço Grande; Ponte Nova e Linha Tavares.

Conforme o ultimo censo possui 2.695 habitantes, sendo a maioria deles de origem alemã, com uma pequena proporção de italianos e outros. No relevo predominam as planícies com pequenas coxilhas.

Coqueiros do Sul conta com uma área de 277,27 km². Fica distante 291 km de Porto Alegre.

A Economia do Município é baseada na produção agrícola, com 793 propriedades rurais. Destas 70 possuem mais de 50 hectares e apenas 10 possuem acima de 100 hectares. Isso comprova que a base do município é de pequenos e médios produtores.

A produção de leite vem se destacando assim como os Aviários.