Lideranças Políticas reúnem-se em Coqueiros do Sul
Lideranças Políticas reúnem-se em Coqueiros do Sul
PUBLICADO EM 29/04/2014 - 09:15

A iniciativa de tal reunião surgiu do Poder Legislativo Coqueirense, que por meio de alguns requerimentos dos Vereadores, levaram ao conhecimento de todos os Deputados Estaduais a atual situação dos municípios, ressaltando o caso das pequenas comunidades, que com as novas exigências desta lei, sancionada em dezembro de 2013, tornou praticamente inviável a adaptação às novas regras, devido ao alto custo das mesmas. Foi então que surgiu a ideia de reunir os onze municípios pertencentes a região do Corpo de Bombeiros de Carazinho, para juntos, tentar achar alguma solução para toda essa situação que vem preocupando os Clubes e Entidades dos nossos municípios. Sendo assim, no dia 09 de abril de 2014, uma comitiva da Câmara de Vereadores de Coqueiros do Sul esteve visitando as Câmaras Municipais e Prefeituras dos municípios de Ronda Alta, Rondinha, Sarandi, Nova Boa Vista, Chapada, Almirante Tamandaré do Sul, Carazinho, Saldanha Marinho, Não Me Toque e Santo Antonio do Planalto a fim de convidá-los para esta importante reunião.
No dia 24 de abril de 2014, no Plenário da Câmara de Vereadores de Coqueiros do Sul, se fizeram presentes representantes dos Municípios de Sarandi, Nova Boa Vista, Chapada, Almirante Tamandaré do Sul, Santo Antônio do Planalto e Coqueiros do Sul. O objetivo dessa reunião foi de, formular uma proposta para alteração da Lei Estadual Complementar nº 14.376 de 2013, a Lei Kiss, que Estabelece normas sobre Segurança, Prevenção e Proteção contra Incêndios nas edificações e áreas de risco de incêndio no Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências.
Após a discussão sobre o caso, foi apresentada uma proposta para alteração da Lei Estadual Complementar nº 14.376 de 2013, que consistia em criar uma nova subdivisão para entidades de caráter regional como Centros de Tradições Gaúchas - CTGs, - Salões paroquiais, salões comunitários, ginásios de esportes e ginásios de escola. E dentro desta nova subdivisão foram colocadas exigências mais simples, que não oneram tanto assim as comunidades, e também não colocam em risco a segurança do local. Logo após foi eleita uma Comissão Representativa, que irá levar esta proposta até a Assembleia Legislativa do Estado, e levar até as forças políticas estaduais para que aprovem esta proposta o quanto antes. A Comissão Representativa ficou assim composta: Presidente: Dimorvan Scarpin da Rocha, Vice-Presidente: Altair Ecker, Secretário: Gilmar Luis Elly e Relator: Cloir Papke. Os demais membros da Comissão são: Maico Hermes, Gilmar Martinazzo, Leonel Eadler, Adelio Alves de Oliveira, Ledi Baruffi, Americo Ferreira, Rosangela Strack, Ilgo Odalvo Dickel, Natania Loesch, Rogerio Inacio Dillenburg, Paulo Bettio, Delcio Graebin, Diogene Biegelmeier, Luis Desingrini, Carlos Vilmar Scheibe, Márcio Heitor Albrecht, Ledi Altmann.
Após o término da reunião todos os presentes se mostraram muito satisfeitos com a proposta, e também otimistas. Esperamos que a Comissão obtenha sucesso em Porto Alegre, e que os Deputados Estaduais abracem essa causa.